Chapada Mística
Pesquisadores já encontraram na Chapada dos Guimarães ossadas gigantes, possivelmente de dinossauros. Assim surgiu uma das muitas lendas da região. Segundo os habitantes locais, lá viveram gigantes que subiram o paredão rochoso para escapar do grande dilúvio. E o misticismo aumenta ainda mais quando o assunto envolve o Paralelo 15 Sul, que atravessa a Chapada. Muitos moradores garantem que ele representa o berço da grande civilização do Terceiro Milênio.
Também há quem defenda a teoria de que a Chapada está localizada em uma linha imaginária conhecida como Corredor Bivac, em meio a um fluxo eletromagnético no sentido Nordeste-Sudoeste, que passa também por Brasília e Porto Seguro. Outra corrente afirma que sobre a Chapada, existe um buraco na atmosfera que permite a passagem de ondas cósmicas. Nada disso foi provado. Na verdade, o que interessa é o espetáculo que se pode observar a olho nu. Um lugar singular, que a natureza demorou milhões de anos esculpir.
https://an.uol.com.br/1999/set/15/0tur.htm
Mas a Chapada dos Guimarães é ainda muito mais: trata-se de um dos principais pontos de atração de místicos de todas as partes do mundo. Segundo eles, conforme a profecia de Dom Bosco, a região, que fica entre os paralelos 15º e 20º forma um corredor onde nascerá uma civilização perfeita, vislumbrada para o Terceiro Milênio, na Era de Aquário.Justamente nesse corredor estão as cidades de Porto Seguro, na Bahia, Brasília, Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e o Lago Titicaca, no alto da Cordilheira dos Andes, no Peru. Esse corredor estaria associado ao corredor eletromagnético Bivac, que daria acesso a outras dimensões de um universo ainda desconhecido pela humanidade.
https://www.bluepoint.com.br/versao3/pacote.asp?Codigo=10